Depoimentos

Com amor, com dedicação, com afeto, o trabalho se torna a contemplação da vida. Aqui, contemplo-me diante de alguns alunos que ajudei a passar no vestibular, assim como eles me ajudaram a ser uma professora melhor! Obrigada pelo carinho, queridos!

2018-2019

Gabriela Picinini (Ciências Econômicas FURG, Relações Internacionais UFRGS e UFSM)

Eu me lembro perfeitamente da primeira aula que tive no Sapiens: estava no terceiro ano do ensino médio e fui assistir a Morgana dando redação; quando cheguei no espaço já me apaixonei em como ele era acolhedor e como as pessoas lá dentro também eram, depois da aula eu fiquei abismada com a capacidade com que a Mô tem de passar muito bem o que ela sabe para seus alunos – diga-se de passagem, ela sabe muito- e de ser uma mãezona para eles.
Mais tarde tive o pré- ENEM com os professores do curso e cada vez que eu deixava aquela sala era por mais uma aula que eu estava apaixonada. Não foi naquele ano que meu nome apareceu no listão da UFRGS, mas não pensei em procurar um local diferente para o ano seguinte, tinha “sentido o gostinho” do Sapiens e sabia exatamente que lá era o meu lugar.
Em 2018 fiz todas as matérias com o Sapiens e não me arrependo nem um pouco por isso, muito pelo contrário: olhando para trás vejo o quanto aquela escolha foi certa. Uma das coisas que mais guardo no coração em relação ao curso é como ele tem uma capacidade incrível de te fazer sentir parte de uma família; com os professores, alunos e funcionários criei laços que não pretendo rompê-los, por muitas vezes passava mais tempo lá do que em casa, mas não porque queria estudar vinte e quatro horas por dia, mas porque era realmente um lugar que eu me sentia bem e com pessoas que gostava, que me entendiam e sempre me deram apoio.
O grupo é formado por profissionais que querem muito a aprovação de seus alunos, mas também se preocupam com a saúde tanto física, quanto emocional dos estudantes. A “mãe” Mô, além de ser uma professora maravilhosa, sempre está presente para dar aquele puxão de orelha quando precisa, para ser a sua conselheira, para dar um abraço acolhedor, para comemorar junto as vitórias e para dividir o peso das decepções. 

Depois de muitas aulas e plantões, para mostrar mais uma vez a excelência do Sapiens, o resultado chegou: meu nome estava na lista de aprovados de três federais, minha média no ENEM subiu quase cem pontos, subi duzentas
posições no vestibular UFRGS e, devido a uma equipe de professores incríveis e a um lugar acolhedor, 2019 é o ano que realizo um sonho: começo as aulas em uma das melhores universidades de Relações Internacionais do Brasil.
Ao Sapiens, minha eterna gratidão!

Sara Giacomelli (Medicina UNINOVE(3x) ,FEEVALE(2x), UNISINOS, UNIVATES (2x), UNISC, UPF, UCS, UFAC)

Desde pequena eu tinha, e ainda tenho, o sonho de ser médica. Depois de alguns anos nessa luta, eu me perguntava o porquê de algumas coisas não darem certo, o porquê eu não conseguia a tão sonhada vaga em Medicina. Depois de superar lacunas de conteúdos, a minha redação ainda deixava a desejar e, assim como ocorre com inúmeros vestibulandos, ela me afastava dos listões. O peso da redação para a aprovação no vestibular é indiscutível, principalmente na famigerada prova do ENEM.
Eu conheci a Morgana em meio a essa confusão e série de frustrações em que eu me encontrava. Eu descobri uma mãezona que se importa, realmente, com o psicológico dos seus filhos/alunos e sofre junto com todos eles durante as listas de espera.( risadas) 
Antes das aulas com a “ Momô”, eu me lembro nitidamente: eu tinha muitos “ brancos” em relação a certos temas, acreditava não ter ideias, minhas notas não eram altas, a ortografia e as vírgulas eram um problema um tanto sério,  a nova tese da UCS e a proposta de intervenção do ENEM eram um pesadelo.
Conforme o tempo passou, as escritas e, principalmente, as redações reescritas foram se multiplicando, junto com muitos plantões. Dessa forma, eu aprendi que a redação é uma espécie de personalidade: cada indivíduo tem a sua, seu próprio estilo.
Ademais, eu também passei a entender que decorar milhares de frases filosóficas e levar argumentos prontos nem sempre era bom, que aquele filme ou livro também podiam encaixar com as minhas ideias que, apesar de serem simples, se fossem bem explicadas podiam valer a minha vaga na tão sonhada Medicina. 
Depois de muita persistência, minha e da professora/mãe/psicóloga/ conselheira de divã, eu consegui corrigir os meus problemas na redação, superar algumas dificuldades em relação a essa matéria e, inclusive, valorizar meu pontos fortes dentro da mesma. Depois de tudo isso, eu me sentia pronta.
Apesar do nervosismo ainda presente, meus resultados chegaram depois de um pequeno período. Eu obtive 12 aprovações, algumas devido ao 960 na redação do ENEM, obviamente, todas elas com uma grande marca da Morgana e do Sapiens. 
Hoje eu sou aluna da Medicina na UCS, onde eu sonhei por muitos anos e onde a minha família, certamente, queria também.
O meu agradecimento ao Sapiens e à Morgana será eterno e sempre cheio de sorrisos e boas lembranças.
Com muito carinho e amor,
Sara Luiza Giacomelli 
.

2017-2018

Pâmela de Souza Matos (Medicina UNINOVE, IMED e UNISC)

Em 2015 me propus um novo desafio: passar em Medicina

Mal sabia o quão difícil seria o trajeto até a tão desejada aprovação. Tinha na minha bagagem uma história um pouco diferente da maioria dos vestibulandos, mas tinha também muito apoio familiar e uma vontade gigante de passar.

Logo no início do meu caminho, conheci a Prof Morgana, em um cursinho no qual ela trabalhava e eu estudava, e em uma rápida conversa ela preencheu minha bagagem com toda coragem e motivação que um dia eu precisaria recorrer. Nesse mesmo bate-papo rápido, percebi o quão iluminada ela era e o quanto nela eu poderia confiar e me apoiar nos momentos de dificuldade. Não foi diferente: 2015 fiquei muito distante da porta de entrada da Med; não desisti e resolvi encarar mais um ano de estudos e dedicação ao meu sonho; 2016 foi um ano em que algumas vezes diversos medos me acometeram (medo da frustração, do tempo, da minha escolha) e foi nela, na Prof. Mô, que encontrava meu amparo. Nossa sintonia foi tão forte que eu nem precisava dizer o que sentia/pensava, ela me olhava e dizia: “vamos conversar” e assim foram diversas vezes. Além disso, a Mô me auxiliou muito com a redação, orientando semana a semana, apontando erros e acertos, minha redação cresceu muito e de verdade, sentia orgulho de reler muitos textos meus. Ainda não foi em 2016 que meu sonho se concretizou, mas já estava anda alguns passinhos na fila rumo à porta de entrada.

No início de 2017 determinei que seria meu último ano de tentativa, fosse por aprovação, fosse por desistência (mesmo não sabendo se isso seria real), acreditei e fiz valer.

Nesse ano iniciei o curso de redação com a Morgana, tive o acompanhamento mais próximo e constante. As redações eram semanalmente entregues e reescritas e os plantões mais frequentes. Nos plantões também conversávamos sobre a minha condição pessoal e muitas vezes, a Mô exteriorizava os meus sentimentos mais difíceis de expressar (medos, angústias, decepção) que por “medo” de magoar ou preocupar alguém que amava eu bloqueava. Ela me ensinou a importância de deixar meu sentimento ser revelado e como lidar com isso; me ensinou a confiar mais em mim e também a não “pegar pra mim” o que não me pertencesse (=p arar de querer resolver os problemas do mundo o tempo todo). Dessa forma, comecei a me priorizar mais, a me encorajar e como mágica cada vez que eu sentia medo eu lembrava dos dizeres da Mô e de repente tinha coragem para novos desafios. Assim foi em cada prova, antes de cada vestibular eu me concentrava, focava no meu desejo, mentalizava: “eu sou capaz e vou conseguir”, vi meu crescimento em cada prova. Na verdade a minha cobrança também vinha um pouco da “obrigação” de não decepcionar a Mô, afinal ela acreditava tanto em mim que não podia dar errado.

Ao final de 2017, fui aprovada em SP, onde nem cogitava cursar e por isso não me sentia tão realizada. Fiquei próxima de algumas outras que por fim não fui aprovada. O desânimo tinha voltado, pois mesmo com alguns resultados por virem ainda, meu “prazo” estava se encerrando. Em uma conversa com a Mô, no início de 2018, ela me disse com toda confiança possível: “vai dar certo, eu sei que vai e tu também sabe”. Mesmo sem crença, eu concordei e por algum motivou eu acreditei muito nisso.

Para minha alegria e realização, no dia 26 de janeiro de 2018, fui aprovada em Medicina na Unisc e dias depois na IMED.

Fiz curso de redação com a Mô e meu maior “problema” sempre foi ser prolixa, “corrigi” isso paras provas, mas não pra vida (risos). Até porque falar da Mô não tem como não ser.

Morgana, parece clichê, mas é realidade: você foi um anjo na minha vida, se hoje escrevo esse depoimento de dentro de uma Universidade de Medicina é porque você me condicionou a chegar até aqui, seja pelas aulas incríveis de redação, seja pelos “puxões de orelha” em cada correção, seja pelos abraços mágicos de boa prova, seja nos plantões-terapia. O que importa é que você colocou coragem na minha bagagem e eu precisei de muita nesse percurso. Você nunca me deixou desistir, acreditou na minha capacidade e fez esse sonho ser um desejo. Eu confiei em ti e você fez com que eu confiasse em mim.

Não tenho nada a dizer que não seja: um OBRIGADA, gigante!

*Obs: Ver você realizando seu sonho, de montar o Sapiens, participar dessa criação e ver a tua felicidade, motivaram-me a também querer sentir essa emoção em ter meu sonho realizado, e é o que sinto hoje.

Tenho certeza que você ainda iluminará a vida de muita gente e ajudará a construir muitos sonhos lindos.

Desejo que eu como médica possa fazer a diferença na vida das pessoas de forma tão intensa quanto você fez na minha vida.

Obrigada Morgana, obrigada Sapiens.

Eliziane Vigolo (Medicina UCS e UNISC)

Demorei muito para escrever esse depoimento e expressar em palavras o meu sentimento e o meu “adeus” a Prof. Morgana. É extremamente difícil, para nós alunos, nos despedirmos de pessoas tão únicas, que nos fazem crescer durante anos, tanto intelectual quanto emocionalmente em busca de um sonho, de um objetivo, de uma meta. Certamente, a nossa querida e amada Mô tem inúmeras qualidades como profissional, destaco uma delas (da qual me chamou muito a atenção desde que conheci o seu trabalho) que é a importância que ela destina a individualidade de cada aluno. Ela tem um respeito imenso, compreende as dificuldades e dá um jeito de encontrar na agenda um tempo para se dedicar especialmente a cada aluno. Além disso, organização, planejamento e compromisso com as aulas são características muito evidentes da Prof. Morgana. É notório que dar aula pra ela é sinônimo de amor, tu notas quando uma pessoa se doa e gosta daquilo que faz, perde a noção do tempo e deixa a aula fluir da melhor maneira possível e, claro, mantendo a atenção de todos por horas! Como ser humano a Morgana, sinceramente, me encantou: inspiradora, sonhadora, batalhadora, inteligente, solidária, mãe, amiga dentre muitas outras qualidades .Conhecer e ter a oportunidade de conviver com ela, indubitavelmente, foi uma das experiências mais significativas da minha vida. Hoje, sentada ao lado do tão sonhado Bloco S da UCS, meu sentimento é de gratidão. Agradeço imensamente por toda a ajuda, atenção e reconhecimento que meus professores me deram e por acreditarem que um dia eu seria capaz de conquistar o meu sonho. Obrigada Morgana, mais uma vez por tudo que tu contribuiu na minha vida, por ser integrante desse grupo de mestres que fizeram e fazem a diferença, motivando, construindo e lapidando os nossos sonhos diariamente. Tenho plena certeza, de que sou privilegiada por ter encontrado no meu caminho pessoas especiais como você. Desejo, profundamente, que o Universo retribua o bem e as boas energias que tu espalhas, que ele possa te presentear cada dia com a conquista da vaga dos teus alunos e, que acima de tudo, te dê muita saúde, felicidades e novas conquistas, pois tu és um ser que merece muito desfrutar das melhores oportunidades. Mario Quintana diz que a saudade é o que faz as coisas pararem no tempo, sendo assim, lembrarei com muito carinho dessa trajetória da qual tu fizestes parte! Obrigada por tudo e um grande beijo de quem te admira muito.

Júlio César Furlan (Medicina UFSC e USP 1º LUGAR 2018)

Gratidão: essa é a palavra perfeita pra definir o que eu sinto pela Morgana. Ela soube desmistificar a redação de um jeito único, explorando todas as áreas do conhecimento e me mostrando que a escrita vai muito além de qualquer prova. Eu aprendi a escrever e a gostar de escrever. Isso fez toda diferença pra alcançar a medicina que, antes de conhecer a Morgana, me parecia impossível. Além disso, tive um suporte incrível ao longo da minha caminhada, seja didático, seja emocional, e, ainda hoje, sinto muita falta de cada uma das aulas.

Greice Woloszin (Medicina UNICESUMAR e UNINGÁ)

Meu primeiro contato com a professora Morgana foi no cursinho e, a partir deste momento, apaixonei-me pelo jeito que ela ensinava e, por isso, virei aluna do grupo de redações à distância, já que ela se ausentou do lugar onde eu estudava. As dicas e a forma como a “prô” lida com cada aluno, auxiliando nas suas dificuldades de escrita e melhorando os critérios para cada vestibular, sem dúvidas, são essenciais para haver aumento da nota e, com ela, quem sabe, a aprovação. A redação que todos acham que é “um bicho de 7 cabeças” para muitos alunos, torna-se algo fácil e prático para quem assiste as aulas dessa incrível professora, visto que sua opinião em cada aula abre a mente de seus estudantes para a reflexão sobre o assunto, exercitando a argumentação e a formação de ideias. Por isso, eu só tenho a agradecer à Morgana por ter tido a oportunidade de ser sua aluna e pelos seus ensinamentos, pois graças a tudo isso consegui conquistar meu maior sonho: ser acadêmica de medicina.

Bianca Eberle Formolo (Medicina UCS e UNISINOS)

Fui aluna da Morgana por 2 anos e nesse período pude crescer muito. Ela não foi e nunca vai conseguir ser aquela professora que apenas te mostra o caminho para seguir, um caminho pré pronto, que não te permite desenvolver a tua própria forma de pensar e, consequentemente, de escrever, ela vai apenas te mostrar que dentro de ti já existe todo o potencial necessário para construir esse caminho e que ele vai te levar para onde tu quiseres.

Ela me ajudou a buscar tudo que eu tinha guardado em minha mente, por mais que eu nem soubesse que existia, mas quando isso não era suficiente para escrever a redação nota 1000, lá vinha ela lapidar com suas aulas maravilhosas... era uma professora de filosofia, sociologia, português, redação, literatura e de tudo um pouco, daquelas pessoas que nunca terão uma resposta curta e sem embasamento para te dar. 

Obrigada por estar ao meu lado e me ajudar tanto, obrigada por me tornar uma daquelas pessoas que tudo que escuta tem vontade de anotar, mesmo que agora não precise mais  escrever textos e textos para  vestibulares, mas que sabe que o conhecimento vai ajudar na formação como pessoa.

Resumindo, obrigada por me ajudar não só a conquistar minha vaga, como também a transformar meu modo de pensar e interagir com tudo a minha volta. Tu sempre disse que a linguagem ainda salvaria o mundo, uma verdade, basta ver o que tu fazes no mundo de cada aluno teu.

Caroline Carbonera (Medicina UNISC, UNIVALE e IMED)

Gratidão. É o que sinto quando penso na Prof Morgana, que, muito além de ser uma excelente professora, se tornou uma amiga, uma mãe. Posso dizer que a Morgana me acompanhou desde o início da minha caminhada até a tão esperada aprovação em Medicina; foram longos 4 anos, de muito aprendizado, muita evolução e, principalmente, de muita dedicação que sempre recebi em suas aulas! O diferencial do grupo é que escrever uma redação torna-se acessível para qualquer aluno, já que a prof. disponibiliza muitos métodos e cada um pode adaptar ao qual se identificar mais! Tive o privilégio de ver minhas redações, muitas vezes, cheias de observações em vermelho (a prof. não pega leve ahahah) até chegar a não ter quase nenhum erro, resultado de muitas escritas, que devem ser feitas preferencialmente toda semana, de modo que a redação flua de forma natural e não se torne um peso, além de todo o suporte que a Prof. oferece, sempre se mostrando muito atenciosa e dedicada em ajudar em qualquer situação! Só tenho a agradecer a essa pessoa iluminada que esteve na minha vida por esse tempo de cursinho em que tudo é tão instável, mas que sempre me fez sentir acolhida, e, mais que isso, sempre me estendeu a mão! Compartilhei momentos maravilhosos com a Morgana, e, às vezes, até de muitas lágrimas e tristezas quando tudo parecia estar tão longe de ser alcançado! Meu conselho é: sigam o que a prof falar em aula, façam "brainstormings" e escrevam toda semana para criar esse hábito! Mas, acima de tudo, sejam resilientes, persistes e confiantes, não importa o tempo que levarem, tudo vale a pena! Aprendi que tudo na vida tem uma hora para acontecer, tudo vem, basta acreditar, se dedicar e ter paciência! Obrigada, Prof. Morgana! Teu ensino foi de extrema importância para mim; levo não só ensinamentos da redação, mas também aqueles que servem de lição para a vida. Tu é sensacional como pessoa e como profissional; sorte a minha de poder estar ao lado de alguém a qual tenho profunda admiração e respeito, que ama o que faz e realiza seu trabalho com muito sucesso! Obrigada, obrigada e obrigada, te amooo! ♥♥♥ "Nenhum obstáculo será tão grande se sua vontade de vencer for maior".⁠⁠⁠⁠

ANTES DE 2017

Laine Motter de Oliveira (Psicologia UNISUL)

Das inúmeras aulas preparativas do cursinho e das diversas provas que eu tinha no terceirão, a aula de redação da Morgana era o momento da semana que pouco se parecia com o padrão. Uma hora e meia no final de um dos dias da semana, e muitos, mas muitos pensamentos e opiniões. Pensar sozinha é sempre bom, mas pensar e dividir informações naqueles grupos sempre me fizeram abranger qualquer tipo de concepção. Hoje, na faculdade, sinto muita falta de poder exercer o pensamento como exercia nos grupos de redação, sinto falta também de ter uma professora amiga que além de se importar com o desenvolvimento na escrita e na argumentação também se importava com o bem-estar e o psicológico de cada um. Tenho na lembrança todas as aulas pós-vestibulares impossíveis que a galera chegava com a estima lá embaixo e ela, com todo amor do mundo pelo que faz, fazia cada olho triste brilhar. A maior das características da Morgana, na minha opinião, é ser uma professora humana, que não olha pros alunos apenas como alunos e serventes de uma obrigação, mas como pessoas que buscam e que sonham.

Milena Prux Borges (Medicina ULBRA)

Meu passado escolar dizia que eu era uma boa aluna na redação e também nas aulas de português. Nunca tive muita dificuldade nessa matéria e cheguei na aula de redação achando que não tinha grandes esforços a fazer. Aos 17 anos, em 2012, acreditava que português e redação eram as minhas áreas de sucesso garantido e não esperava nada menos que 9,5 (com estrelinhas!). E foi então que minha primeira nota foi 7 (!!!). Eu nunca na vida tinha tirado uma nota tão medíocre na redação e para alguém perfeccionista como um aluno que busca a aprovação na medicina, isso foi um marco quase histórico (até porque eu sempre havia sido elogiada pelas minhas redações, como assim?)... E então, a partir desse momento, minha admiração por essa professora inspiradora, com um ar tão jovial porém surpreendentemente sábio, que repudiava clichês -meus favoritos na época- e que sabia muito bem ser sonhadora mas nunca ingênua, começou a crescer. Ela foi importantíssima pra mim, a personificação da "professora muito maluquinha", um dos meus livros recorrentes na infância. Meu primeiro exemplo de mulher que poderia ser bem sucedida em qualquer área, porque ela era absolutamente genial. Moderna, inteligente, pensante, engraçada... quantas qualidades tem a profe Mô. E o melhor: ela tem a capacidade de transmitir todo esse conhecimento de uma forma muito criativa e didática para os alunos, o que considero fundamental. Meu primeiro 10 com ela (sim, eu consegui!) foi mais importante do que todos os outros 10 juntos, foi muito mais conquistado, mérito do meu esforço. Todo o aluno que passa por ela sai reformado, com uma bagagem teórica solidificada, mas também sai das aulas mais propenso a ser um jovem revolucionário (mesmo nos casos em que a revolução seja apenas interior) e um aluno inspirado. E como ela sabe inspirar! Até hoje, no 5º ano da faculdade, sinto os efeitos da inspiração que ela deixou em mim... Parabéns pelo teu novo espaço, professora! Apesar de ser lindo (já deu pra ver pelo face!) aposto que, como todos os outros espaços, será limitado demais pro mundo de ideias que tu tens a oferecer!! Um beijão!

Mariana González (Medicina UNISC)

Tive o prazer de ser aluna da profe. Morgana em um curso preparatório para vestibular e também no Grupo de Redação. Posso dizer que existe um aluno pré e um aluno pós- Morgana: já fui ambos. Entrei nesse universo de vestibulando achando que sabia muita coisa, e mais eu, que tenho outra graduação, mas descobri que me faltavam muitos itens pra adicionar à minha bagagem. Ela me ensinou a pensar, a organizar minhas ideias, a escrever com amor a tão “temível” redação que me fazia tremer. Com ela conheci Bauman, Lipovetsky,Simone de Bevaour, livros, filmes e séries, a defender as minorias, a ter empatia. Hoje, sou uma aluna pós-Morgana, não só por tudo que já comentei anteriormente, mas porque me tornei uma pessoa confiante e luto por um mundo melhor. Devo a ela minha nota no ENEM (sim, consegui 940 na reda!) e junto minha aprovação para Medicina. Se me perguntam se tudo valeu a pena, digo sim, mas não seria possível sem sua ajuda. Obrigada. Obrigada Mor. Amo-te e te levo no coração (isso é só uma mera dedicatória; palavras não demonstram a magnitude dos meus verdadeiros sentimentos).

Flávia Rauber Felkl (Medicina UPF e UNIVATES)

Ser aprovada no vestibular deixou de ser um grande desafio e passou a ser uma das minhas primeiras vitórias - o que eu não teria conseguido sem ti, profe. Eu já disse isso, mas repito: tuas aulas têm uma energia contagiante, cada pessoa presente consegue captar a paixão e empenho em cada palavra. Em meio a uma semana pesada, as noites de quarta eram de descontração, por todas as risadas e brincadeiras, mas também de crescimento pessoal, porque eu voltava pra casa inspirada e sedenta por escrever, pesquisar, melhorar. A redação, antes assustadora na hora do vestibular, se transformou na melhor parte do processo seletivo: ela passou a ser uma aliada, uma oportunidade de me expressar e de provar que, sim, eu era uma candidata preparada. Os brainstorms, os "mantras", as dicas, os conselhos, a disposição, a paciência e todos os outros detalhes que te tornam uma profe maravilhosa marcaram a minha fase de vestibulanda - fase essa que todo mundo detesta, mas da qual eu sempre lembro com carinho e, confesso, saudade. Eu desejo pra ti todo o sucesso do mundo! Que tu continue guiando o caminho de tantas outras pessoas, e que faça parte da história delas assim como fez parte da minha. Um beijo enorme pra ti, e, novamente, muito obrigada!

Marieli Barp Ziliotto (Medicina IMED, UNISC e UFSCPA)

Sabe aquela aula que tem a capacidade de te envolver tanto a ponto de te "transportar" para um mundo paralelo cheio de conhecimento? Sim, todas as aulas da prof. Mô são assim. Desde o primeiro dia que participei desses encontros, percebi que renderam muito conhecimento, amadurecimento e boas risadas. Com metáforas, analogias, ideias inusitadas e muito bom humor, a prof. Morgana me conquistou completamente e, acima de tudo, ajudou-me a atingir a tão sonhada vaga em Medicina, já que foi com ela que eu aprendi escrever uma redação clara, estruturada e com conteúdo. Diante disso, fica meu eterno agradecimento a essa mestra excepcional pela ajuda no meu desenvolvimento e amadurecimento intelectual. Obrigada prof. por compartilhar teu conhecimento a fim de que eu pudesse alcançar o primeiro passo para o meu sonho de ser médica : aprovar no vestibular. E só para ressaltar: você tem parte na minha conquista, tia Mô!!! Obrigadaaaaa!

Isabela Contin (Medicina UCS, IMED (2x), UNISUL, UPF, UFCSPA)

Aquela inicial dificuldade de começar a introduzir... mas para escrever de uma pessoa tão especial nada melhor que recorrer à simplicidade! (Hehehe) O que falar da profe, da mulher e da supermãe de todos que tive o privilégio de ter aulas de redação, senão que ela me ajudou a superar limites? Com as aulas interdisciplinares maravilhosas que misturam em uma fração de minuto a matemática, o português e a literatura, o conteúdo logicamente se torna mais fácil de ser aprendido; mas não para por aí... a superaula da Morgan, afinal, com a alegria contagiante de sempre, pensar na hipótese de ter mais uma aula das 18h às 20h (hehehe) não é tão absurda! Baixo astral nunca está presente na aula dessa prof, porque assistir a um vídeo,  escutar uma música ou ouvir um relato pessoal deixa qualquer um empolgado a observar atentamente cada pedacinho da imprevisível aula de redação com a Mô!
E as palavras reconfortantes e os abraços apertados pré-provas? Não conheço pessoa que humaniza tanto o ensino misturando conteúdo de ótima qualidade com apoio psicológico para os 'sofredores' chamados vestibulandos!
Nesse momento, o mínimo que posso fazer é dizer um muito obrigada por todo apoio de sempre: te admiro muito por essa personalidade forte de mulher guerreira (obs: quando eu crescer, quero ser como você hehe)
Ah e a aula não para por ai com as surpresas, afinal, onde teremos aula? O que comeremos? Haha foram experiências fantásticas!  Obrigada por me apresentar lugares de Caxias que eu não conhecia!
E, por fim, para dar concretude ao meu texto, quero te lembrar das minhas conquistas na redação que tu me ajudou: UPF: 8.1, UNISUL: 8.5, IMED: 8.5 ( duas vezes hehe), UCS: 8.0, UFRGS: 21, 5 e o lindo ENEM de 2015 que você deu o tema: 980! Notas essenciais para minha aprovação e minha superação, dado que, no meu primeiro ano contigo, 5.5 e 6.0 eram minhas notas semanais! Ah e nem preciso lembrar que melhorei tanto nas ideias - com as aulas de redação -  quanto na gramática - com as aulas de português - .
Obrigada pelos 3 anos que tive a oportunidade de crescer contigo e pela amizades que cultivamos uma pela outra! Te desejo tudo, tudo mesmo de bom pra ti, porque uma pessoa com tanta luz própria merece ser plenamente realizada! Obs: me perdoe pelos erros gramaticais hehehe. Grande beijo

Mário Filho (Medicina UFSC)

A Morgana expandiu meus horizontes, com ela desenvolvi todo meu potencial. Sempre gostei e tive facilidade para escrever, mas, quando ingressei no cursinho, não tinha criticidade nem habilidade para estruturar uma dissertação competitiva. Já na primeira aula tive a certeza de que estava sendo preparado por uma profissional incrível. Não só pela dinamicidade e (muito) conhecimento, mas pela paixão e autenticidade que demonstrava a cada aula. A cada correção, a Morgana demonstrava o que deveria ser aprimorado e também meus pontos fortes (todos queriam ganhar uma estrela na redação). Sempre estimulando a argumentação com embasamento, nos apresentava constantemente a muitas referências. Autores de todas as áreas e linhas de pensamento, matérias, pesquisas e artigos que, aos poucos, transformaram meus textos. Além disso, com as aulas e acompanhamento da Morgana, fui exposto a várias temáticas passando a argumentar, com conteúdo, sobre temas variados. Inclusive, no meu ano como vestibulando (2013), foram inúmeros temas de dissertação “previstos” e trabalhados por ela. Não posso deixar de falar que, além da excelente professora, a Morgana é mãe, terapeuta, amiga e sempre está lá pra um conversa de corredor que, no dia-a-dia de vestibulando, faz toda a diferença. Com esse apoio, consegui alcançar tranquilidade e segurança para alcançar a nota que garantiu minha vaga na tão sonhada medicina. Só tenho elogios e agradecimentos a essa professora que, além de ser uma das mais queridas da minha trajetória, sempre viu o melhor em mim e estimulou meu crescimento. Muito obrigado, Morgs! Saudades das aulas que só você sabe dar!

Érica Colombo (Administração UFSC)

Impossível que alguém fale de redação perto de mim sem que a Professora Morgana passe imediatamente pela minha cabeça. Em 2013, quando comecei a minha jornada pré-vestibular, tive o prazer de ser lecionada pela incrível Morgana. Eu realmente não achava minhas redações ruins, mas depois da primeira experiência de escrita em aula, percebi que tinha um longo e árduo caminho pela frente e foi com um amor de mãe que a Morgana pegou na minha mão e me ajudou a enfrentar todas as dificuldades dessa jornada. Ela estimulou minha vontade de melhorar e me apresentou autores, jornalistas, livros e todo tipo de ferramenta para ampliar meus conhecimentos e me deixar com um olhar mais crítico em relação ao mundo e, consequentemente, com maior poder de argumentação. Durante a minha época de cursinho, eu queria fazer medicina, porém, depois de algum tempo e amadurecimento, percebi que esse não era meu curso. Mas eu sempre falo e tenho dentro de mim a certeza de que toda essa jornada que fiz em busca de um “sonho errado” valeu a pena porque me trouxe a oportunidade de conhecer pessoas incríveis como a Professora Morgana. E a ela eu só tenho a agradecer, porque mesmo depois de dois anos sem uma aula com ela, consegui fazer um prova da UFSC para curso que eu queria e tirei um notão na redação! Devo muito disso a ela. Foi um prazer enorme ter sido aluna da Morgana.

Camila Zanco (Medicina UNIPLAC - sistema ACAFE)

Heidegger, um importante filósofo, diz que o homem é influenciado pelo meio em que habita. Eu, Camila, atual estudante de medicina, pude comprovar essa teoria durante meu período letivo no cursinho, de 2012 a 2014, graças à convivência com a prof. Morgana. Com ela, aprendi muito mais do que a conjugação verbal e acentuação, muito mais do que introduções e conclusões planejadas, aprendi a desenvolver meu senso crítico e a enxergar o mundo com o meu próprio olhar. Fico muito grata pela paciência e confiança que depositou em mim, afinal, foi o que me fez acreditar que eu era capaz de melhorar e de alcançar meu objetivo final! Morganeixon, obrigada por todos os “Heideggers”, por todas as ajudas com os títulos e por todos os conselhos naqueles puffs coloridos. Desejo ainda mais sucesso para você, afinal, tu já é um arraso!!!!!

Ivo Marcos Darella Lorenzin Fernandes (Medicina UNESC - sistema ACAFE)

Professora Morgana, além de uma ótima professora tornou-se uma pessoa muito querida para mim. Minha vida nos pré-vestibulares iniciou minha a base no português/redação era extremamente ruim, as notas nos vestibulares não eram tão satisfatórias quanto o necessário..Passando por diversos cursos, sendo alguns até particulares, me deparei com diversos educadores, cada um com suas características as quais me propiciavam breves melhoras. Entretanto, em 2014, conheci a prof. Morgana, detentora de vasto conhecimento me auxiliou e incentivou a boa prática da escrita. Seus ensinamentos foram de imenso valor, sendo eles carregados até hoje no curso de medicina na elaboração de textos, através de seus processos pedagógicos como os famosos "brainstorming" atingi algumas notas acima de 9 é até um 10. Se pudesse quantificar o quanto a professora me ajudou, não teria números, pois sem ela não conseguiria escrever uma boa redação. O único defeito da prof é ganhar todas as partidas de sinuca.. Hahahah um beijão!!

Amanda Acauan (Medicina UFCSPA)

Pra iniciar o relato, lembro-me de uma frase que você disse em aula “eu sei que eu sou uma revolucionária de sofá “, naquele momento tive vontade de ser corretora da sua “redação da vida“, pois eu era uma das provas de que você era uma revolucionária do dia a dia que acordava todas as manhãs para fazer da tua profissão não só um “ganha pão”, mas uma filosofia de vida. Em cada aula, não aprendíamos só como desvendar os mistérios da língua portuguesa, que já não é um exercício fácil, mas aprendíamos a ser mais humanos, mais críticos, mais sonhadores e isso, Morgana, é a tua revolução. Quero, acima de tudo, agradecer pelo tempo de convívio contigo em uma época tão difícil a qual você soube tornar mais leve. Você soube como nos fazer enxergar que o mundo era muito maior do que aquela sala de aula e que ele estava só nos esperando para vivermos nossos sonhos. Encerro aqui o meu depoimento, dizendo que o exercício diário que você pratica em sala de aula nunca será fácil e, ás vezes, ele pode até pesar. Nesse momento, releia cada um desses depoimentos e saiba que pode dividir essa carga com cada pessoa que teve o prazer de te ter como professora, como mentora, como amiga. Parabéns pelo teu trabalho, parabéns por ser quem és! 

Luciane Santini (Ciências Biológicas UFRGS)

Apesar de ter iniciado minha vida no cursinho em 2010, posso dizer com absoluta certeza que foi em 2012, quando comecei a ter aula com a pro Morgana, que eu aprendi a escrever, e principalmente, pensar como uma futura universitária pronta fazer a diferença no mundo. Comecei com um desolador 4,5/10 na redação, que acabou se transformando em um 940 no ENEM, e um 19/25 na UFRGS, garantindo minha vaga em Ciências Biológicas. Foram longos dois anos, e minha evolução foi além da redação e da língua portuguesa... evolui como estudante, pensadora e principalmente como cidadã. Sempre da maneira mais didática possível, as aulas tinham, além dos textos de apoio, e do material super completo em vídeos, fotos e charges, um diferencial óbvio: uma professora verdadeiramente apaixonada pelo que faz, um ser humano que se doa por completo à sala de aula e aos seus alunos. Por trás de todo esquema técnico para estruturar um texto, tinham milhares de ideias. Junto a todo brainstorm (SAUDADES DO BRAINSTORMING), um debate enérgico dentro da sala. Quantas vezes fiquei nervosa na tua aula por causa dos debates? Vish! Inúmeras. Melhor aula da semana. Quis gritar, chorar, rir. Coração a mil com as ideias novas surgindo, prontas pra serem despejadas no papel. Tudo isso fez uma enorme diferença na minha aprovação e na minha vida, porque me forçou a pensar, a dialogar e a entender o mundo como de fato é. Prof querida, tu e tuas aulas me transformaram mais do que imaginas. Tu despertou em mim uma paixão que pelo conhecimento, pela escrita, pela mudança. Se hoje, depois de muitas andanças pela vida, eu decidi seguir caminho pelo Jornalismo, podes ter certeza que tu tem grande responsabilidade nisso!!! Te levo comigo em cada texto, em cada intertextualidade, em cada título, em cada tentativa de dar um tapa na cara sociedade....sempre lembrando dos elogios, das dicas, dos puxões de orelha carinhosos ("volta pra terra, Lu"). Obrigada pela aula, dentro e fora da sala!! Saudades sempre!

Fabiana Colombo (Medicina PUCRS)

Minha história no cursinho começou em 2012 e durou 2 anos. Durante esses anos de muito esforço e dedicação, nada pra mim foi mais importante do que desenvolver minha capacidade de escrita. Lembro-me da minha primeira redação e da minha nota 5,5... lembro-me também do meu segundo ano, e da nota 10! Mais do que notas, as aulas me ensinaram a construir uma redação estruturada, com qualidade gramatical e argumentativa. As aulas, sempre dinâmicas, com vídeos, trechos de livros e muito debate foram parte essencial, e a mais aguardada, das minhas semanas. A prof. Morgana, além de excelente profissional, era também fonte das mais variadas inspirações, pois além de nos ensinar o formato de uma redação, também nos estimulava a sermos seres pensantes e críticos, a buscar as informações e a ver o mundo de uma forma ampla e humana. Hoje estou no segundo ano da Faculdade de Medicina da PUCRS e, sem sombra de dúvidas, minha nota 9,8 na redação do vestibular se deve muito a essa professora maravilhosa que sempre viu seus alunos como muito mais que alunos. Novamente, os ensinamentos dessa “mestre”, no sentido mais amplo da palavra, me ensinaram muito mais do que as regras gramaticais, as estruturas e as intertextualidades: me ensinaram também que o esforço, a criticidade, a leitura e a visão humana são essenciais na vida de qualquer pessoa, independente do curso. Prof. Morgana, mais uma vez, muito obrigada por ter sido parte fundamental do meu processo de aprovação e, principalmente, por ser até hoje um exemplo de profissional, mulher e ser humano que me inspira e vai continuar me inspirando durante toda a minha vida! Saudades de ser uma das tuas "Baby Sauras"

Gabriela Sandri (Medicina UCPEL)

Quando iniciei minha vida de cursinho, em 2012, eu era uma aluna de 16 anos com uma base argumentativa crua e uma definição de redação que mal servia para uma nota 6, o que claramente me deixaria longe da vaga de medicina. Com as tuas aulas, em pouco mais de 6 meses eu passei de uma nota 5,5 para o meu primeiro e batalhado 8. Após 1 ano de cursinho, passei do 8 ao primeiro 9,5 -com asterisco - conquista que só quem foi aluno vai entender hahaha. Então, quero deixar claro que divido contigo a responsabilidade pela minha aprovação, pois após 2 anos de muita dificuldade pessoal com temas abstratos (socorro!) fui aprovada em uma universidade na qual a redação tem peso 4, com um tema COMPLETAMENTE subjetivo e um surpreendente 9,2 na redação. Pra concluir, te agradeço não só pela professora exemplar mas pela habilidade incrível de passar aos alunos reflexões e informações que me tornaram, acima de uma vestibulanda preparada, uma pessoa instruída e com um senso crítico incomparável ao que eu tinha quando entrei no cursinho. Fica aqui o agradecimento por ter tido a oportunidade de ser tua aluna e de te ter, acima de tudo, como uma pessoa muito querida de quem tenho uma saudade enorme! Um beijão, profe.

Natália R. Vanz (Medicina ULBRA e UNIVATES)

Desde a primeira aula com a prof. Morgana, tive certeza de que um trabalho maravilhoso seria realizado e que eu melhoria muito não só meu desempenho nas redações, mas também minha criticidade diante dos problemas da atualidade. O processo de crescimento dentro da escrita é exaustivo e exige muito esforço, mas com o apoio da prof. tudo se tornou mais fácil. Começando pelas aulas, em que pensávamos juntas sobre os temas das redações, envolvendo desde a História até a Ciência, ela sempre fazia questão de que desenvolvêssemos nossa capacidade de analisar os temas como um todo, pensando nas suas causas e consequências para o social e para o particular. A técnica do "brainstorming", desenvolvida pela prof. Morgana, era a melhor maneira de organizar de maneira objetiva e inteligente minhas ideias. Somado a isso, a correção das redações sempre era feita de forma clara e expositiva sobre a melhor forma de desenvolver um texto dissertativo-argumentativo. Além disso, o importantíssimo processo de correção era intercalado por meio de algumas aulas de Língua Portuguesa. Depois do processo de preparação, chegava o momento de colocar em prática o que eu havia aprendido: o vestibular. Vencendo o nervosismo com a ajuda da prof. Morgana (que além de professora, era como uma mãe e uma terapeuta haha), a redação - por inúmeras vezes - foi a responsável pela minha boa classificação e, da mesma maneira, pela minha aprovação no processo seletivo. Nesse dia, tive certeza de que todo o esforço tinha valido a pena. Só tenho a agradecer à prof. Morgana pelo trabalho realizado, pela paciência de sempre com os meus erros repetidos e pelo incentivo em nunca desistir do meu sonho.

Bruno Bossardi (Medicina UPF e UFRGS)

As aulas com a prof. Morgana sempre são aulas cheias de conteúdo, de uma discussão inteligente, que além de nos fazer aprender para as provas, nos ajuda a crescer como pessoas. Nessas aulas foi onde conheci grandes nomes da filosofia, da sociologia, da literatura; onde eu me identifiquei com alguns autores; onde pude ter embasamento teórico para justificar minhas opiniões e pensamentos; foi onde, além de aprender a base teórica/gramatical, eu pude evoluir a minha redação. Além disso, uma característica sensacional da prof. é, além de ser uma pessoa super carinhosa e dar ótimos conselhos nos tempos de dificuldade, ela sabe, com suas correções, ser firme e nos dar sucessivos "golpes", atingindo ossos pontos fracos e nos ajudando a nos fortalecer e evoluir na nossa escrita. Um beijo e muito obrigado "Momô"! Hahahah

Gabrielle Filinkoski Pasquali (Medicina UNISUL - Sistema ACAFE)

Mooooorgs, muito obrigada por tudo! Obrigada por ser essa ótima prof de português e de redação. Obrigada por todo conhecimento que tu me passou durante um ano e meio. Obrigada por ter me ensinado a escrever muuuuito melhor hehehe. Obrigada também por todos os sermões depois dos vestibulares; sempre foram muito necessários hahahaha. Tu tens uma enorme influência na conquista dessa vaga tão sonhada. Muito obrigada, prof. Mô! Sentirei saudades!

Redes Sociais

  • White Instagram Icon

É mais legal quando você também participa! Siga a gente!

Endereço e Contato

SEDE CAXIAS DO SUL

Pinheiro Machado, 1417, 3º andar

sapiensgrupos@gmail.com

(54) 3537 2575| (54) 9 9164 2613

SEDE BENTO GONÇALVES

Saldanha Marinho, 570, sala 304

Bento Gonçalves - RS

sapiensbento@gmail.com

(54) 3701 3049 | (54) 9 9104 9414

Sapiens Curso Pré-Vestibular Caxias do Sul | © 2019